sábado, 17 de novembro de 2012

HOMENS DA BIBLIA - ISAQUE


                                                                 ISAQUE



Quando Isaque tinha aproximadamente 20 anos, Abraão, sob a ordem de Deus, ofereceu Isaque como sacrifício ao Senhor sobre o monte Moriá. Deus, entretanto, interrompeu o sacrifício quando Abraão provou que realmente iria em frente com o sacrifício e disse a Abraão oferecer um carneiro em vez de Isaque. Isaque, um jovem forte, foi obediente a seu pai idoso, ainda diante essa morte. Esse é o modo como Jesus comportou-se na cruz por nós, sendo obediente até a morte na cruz.
Isaque, além de ser um símbolo de Jesus Cristo, é um símbolo do homem salvo, do novo homem em Cristo Jesus (2Coríntios 5.17). Deus não usa o primeiro nascimento, o homem natural (como Ismael), mas, como nos disse, "Vos é necessário nascer de novo." (João 3.3) É o homem que nasceu de novo que Deus sempre usa e quem tem escolhido para abençoar.
Quando Isaque tinha 40 anos, Deus deu-lhe Rebeca como esposa e aproximadamente 20 anos mais tarde ela deu a luz a dois filhos: Esaú e Jacó. Esaú era o favorito de Isaque, mas Deus havia escolhido Jacó, portanto, apesar do desejo de Isaque, passou a benção de Abraão para Jacó.
Isaque chegou a viver 180 anos. Era muito rico porque Abraão tinha passado quase toda sua riqueza para Isaque. Isaque, como seu pai Abraão, não foi sempre fiel, mas era basicamente cedido para Deus. Então, cumpriu o propósito de Deus em sua vida e Paulo diz, em Gálatas 4.28, que nós, assim como Isaque, somos filhos da promessa. Você é como Isaque ou Ismael?
Se você é como Isaque (filho de uma mulher libertado - Gálatas 4.22-31) é unicamente porque você nasceu de novo (nasceu do alto - João 3.3).

(Gênesis 17.15-18, 18.9-15, 21.1-11). Isaque é um personagem muito importante nas Escrituras. Nasceu de Abraão e Sara quando Abraão tinha aproximadamente 100 anos e Sara, 90. Isaque foi importante porque era o servo escolhido de Deus através de quem Deus abençoaria toda a semente espiritual de Abraão, no futuro. Seu próprio nascimento foi um milagre. Sua mãe, Sara, era estéril, mas Deus efetuou um milagre e ela deu a luz a Isaque. Lembre-se de que Abraão pediu Deus para trazer a benção através de Ismael, filho de Agar, mas Deus recusou-se a dar, tendo escolhido Isaque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário