sábado, 17 de novembro de 2012

HOMENS DA BIBLIA -ARÃO



                                                                    

                                              ARÃO 



(Êxodo 4.10 e 27-31; 5.1-23; 32.1-6). Arão foi um homem escolhido por Deus. Era o filho mais velho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi. Era três anos mais velho que Moisés mas foi escolhido por Deus para ser assistente de Moisés. Durante o Êxodo (saída do Egito), Arão deveria ser o porta-voz de Moisés. Depois da lei ter sido entregue e o Tabernáculo construído, devia ser o sumo sacerdote. Arão e sua esposa, Eliseba, tiveram quatro filhos: Nadabe, Abiu, Eleazar e Itamar. Esses filhos também iriam servir no sacerdócio.
Arão, assim como sua irmã (Miriã), não foi sempre obediente a Deus. Você deve se lembrar da maneira como participou da rebelião com Miriã, em Números 12. Foi também culpado por um terrível pecado, em Êxodo 32. Moisés tinha ido para as montanhas para receber instruções de Deus. Enquanto ia, o povo veio a Arão e pediu-lhe que lhe fizesse deuses visíveis, ídolos tangíveis. Ao invés de repreender-lhes, Arão fez-lhes um bezerro de ouro. Tomou o bezerro e construiu um altar diante dele, declarando um dia de festa no qual o povo comeu, bebeu e dançou nu diante do bezerro (Êxodo 32.25). Que pecado terrível! Deus ficou tão irritado que ordenou que homens da tribo de Levi empunhassem suas espadas e matassem seus companheiros israelitas. Três mil homens israelitas morreram naquele dia. Às vezes o povo pensa que os líderes de Deus são muito severos, mas isso nos mostra o grande perigo que vem quando eles não estão sendo rigorosos o bastante.
Os dois filhos mais velhos de Arão, Nadabe e Abiú, fizeram um ato religioso idólatra em Levítico 10.1, oferecendo a Deus fogo que não era do altar, e Deus os matou. A lição que deveríamos aprender daqui é que é um grande privilégio ser escolhido de Deus, mas que é muito perigoso não fazer as coisas do jeito de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário